segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Parte do resumo do livro: “O segredo de Luísa”
Começa na parte dos relatórios:


Depois de ter ido a campo e aplicado seus questionários para os consumidores e revendedores, Luísa vai tabular os dados obtidos, para que sejam definidos os pontos que ela deve seguir daí para frente. Com isso ela percebe, por exemplo, que seus clientes eram em grande parte jovens e que davam maior importância ao sabor do produto e que sugerem a redução do preço. Já os revendedores pesquisados, a maioria respondeu que não vende goiabada por não terem sido visitados por vendedores.
Depois de ter feito a análise dos resultados, pesquisou na internet, dados sobre Belo Horizonte e Contagem, que era onde iria atuar. Dentre as descobertas, havia uma tabela que mostrava o potencial de vendas de doces diversos aos estudantes. Isso foi de grande importância para Luísa, porém ela precisou converter os resultados para a moeda atual (cruzeiro), tendo em vista que a tabela estava escrita em uma moeda anterior (cruzado).
Reunindo todas suas informações, Luísa começou a criar estratégias de marketing. Dentre essas constavam:
· Identificação dos objetivos,:no qual ela iria definir seus objetivos, decidir até onde ela queria chegar.
· Estratégia de produto: em que Luísa iria pensar a quantidade de goiabada a ser produzida. Como ela estava começando e ainda não tinha uma estrutura, decidiu fazer pouca quantidade para que fosse possível fazer alguns ajustes, caso necessário. Além disso, se preocupou em determinar o mix de produto, marca,design, qualidade, entre outros pontos.
· Estratégia de preço: para fazer essa definição ela precisava considerar o preço que o consumidor estava disposto a pagar.
· Estratégia de distribuição: Luísa definiu em quais locais iria vender seus produtos: escolas, mercearias, supermercados etc. Além disso, definiu como o produto chegaria ao local de venda.
· Estratégia de comunicação: Luísa decidiu que sua propaganda seria feita por meio de panfletos, amostras-grátis e degustação. Pois com isso ela ria chamar a atenção do cliente para o seu produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário